MOBILE WEBTV LIVE BROADCAST BLOG SINCE 2006 : PUBLIC INFOS, WORKSHOPS & LECTURES [Asia, Brazil & Europe]

31out/070

LOCATIVE MEDIA >> texto solicitado sobre o vídeo-documentação para o catálogo da 2a edição do Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis (Belo Horizonte,MG / BR)

Era Pós-Panóptica: Retóricas Líquidas1 em Redes Móveis2
[Obra de Arte ou Social Operating System3?]

titulação em inglês >> Post-Panoptic Era: Liquid Rethorics in Mobile Networks [Work of Art or Social Operating System?], is a documentary about MANIFEST YOURSELF – MOBILE WEBTV LIVE BROADCAST [you're been 'youtubed' in real time: artist is everybody]

Este vídeo é parte da documentação 'tecnoconceitual' do work in progress MANIFESTE-SE [todo mundo artista] – mobile webtv live broadcast (apoio FUNARTE-SP e premiado em 2006 no FIAT MOSTRA BRASIL e PAC NOVAS MÍDIAS, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo)

Idealizado em 2005 e colocado nas ruas a partir de junho de 2006, este work in progress (www.manifesto21.com.br) propõe o direito à comunicação e à liberdade de expressão utilizando celulares (a tecnologia móvel de transmissão de dados) para manifestações individuais e/ou coletivas, livres e independentes, das ruas da cidade em tempo real para a internet, ao mesmo tempo em que propaga autocriticamente a noção do D.I.Y., através de oficinas e palestras, em nosso atual contexto 'líquido', de fluxos, aceleração, vigilância, espetáculo e consumo.

Como um manifesto de vivências (“Consumo, logo existo. Quanto valho ou é por Kilo?” / “Stop RFID'ing me”...) e reinterpretando conceitos, formas disciplinares e ideológicas como questões de retóricas líquidas, percebemos a cidade como o medium inicial de participação frente a uma sociedade baseada em relações socias entre seres urbanos mediadas constantemente por imagens e sons (dados líquidos) on e off line, ou seja, neste contexto a World Wide Web é o exemplo paradigmático de uma realidade 'youtubed'.

<< obs. Favor deixar os itens de nota (numeros) no título mesmo que nao hajam as notas junto aa sinopse. >>


1. “Líquido-Moderna é uma sociedade em que as condições sob as quais agem seus membros mudam num tempo mais curto do que aquele necessário para a consolidação, em hábitos e rotinas, das formas de agir ... uma sociedade de 'valores voláteis', descuidada do futuro, egoísta e hedonista'. [as pessoas que circulam perto do topo da pirâmide do poder global] vêem 'as novidades como inovações, a precariedade como um valor, a instabilidade como imperativo, o hibridismo como riqueza' ... A boa notícia é que a substituição das preocupações com a eternidade pelo alvoroço da reciclagem identitária vem acompanhada de ferramentas patenteadas e prontas para uso, do tipo D.I.Y., que prometem tornar o trabalho rápido e eficiente sem a necessidade de habilidades especiais e com pouca dificuldade”, Bauman (1999-2005)

2. “Everyday life is made of a broad range of social practices... a pattern emerges that may yield some clues about the actual transformative effects of wireless communication technologies... it's clear that mobile technologies are becoming an integral part of people's everyday activities...”, Castells (+F-A, Q, S, 2007)

3. "A internet é de fato uma tecnologia da liberdade – mas pode libertar os poderosos para oprimir os desinformados, pode levar à exclusão dos desvalorizados pelos conquistadores de valor ... precisamos situar nossa ação no contexto específico de dominação e libertação em que vivemos: a sociedade de rede ... as redes da internet propiciam comunicação livre e global que se torna essencial para tudo. Mas a infra-estrutura das redes pode ter donos, o acesso a elas pode ser controlado e seu uso pode ser influenciado, se não monopolizado, por interesses comerciais, ideológicos e políticos. À medida que a internet se torna infra-estrutura onipresente de nossas vidas, a questão de quem possui e controla o acesso a ela dá lugar a uma batalha essencial pela liberdade. ... ser excluído é ser condenado à marginalidade ... essa exclusão pode se produzir por diferentes mecanismos: falta de infra-estrutura tecnológica; obtáculos econômicos ou institucionais ao aceso às redes; capacidade educacional e cultural limitada para usar a internet de maneira autônoma ... antes de começarmos a mudar a tecnologia, a reconstruir escolas, a reciclar professores, precisamos de uma nova pedagogia, baseada na interatividade, na personalização e no desenvolvimento da capacidade autônoma de aprender e pensar ... a internet tornou-se uma importante ferramenta de organização e mobilização ... despertando a consciência das pessoas com relação a modos de vida alternativos e construindo a força política para fazer isto acontecer ... parece plausivel que uma redefinição do modelo de crescimento econômico, levando a uma estrategia abrangente de desenvolvimento sustentável, poderia ser gradualmente estabelecida", Castells (2001)