MOBILE WEBTV LIVE BROADCAST BLOG SINCE 2006 : PUBLIC INFOS, WORKSHOPS & LECTURES [Asia, Brazil & Europe]

29mai/070

TV PÚBLICA / WEBTV COLETIVA? ou “A webtv é um caminho para além de um ‘sistema de tv digital’?” O que queremos?

"A discussão foi grande e a divisão de opiniões no início do mês não foi menos intensa, mas a cada novo desdobramento do debate fica claro que ainda falta um bocado para chegarmos a um consenso sobre o que entendemos por TV Pública.

...

Para começar, se a televisão é pública, significa que sua preocupação principal é com o público, ou seja, voltada para o interesse dos cidadãos e cidadãs deste país. Isto quer dizer, por exemplo, que uma tv pública deve priorizar a discussão, investigação e prestação de serviços sobre temas que fazem parte da agenda dos seus usuários.

...

Acontece que esta agenda de preocupações não coincide integralmente com as prioridades do governo e das emissoras comerciais, (...). Estas instituições, normalmente, estão mais preocupadas em formar opinião do que em escutar opiniões.

...

Nada contra o fato de o governo e as empresas terem seus interesses e sua agenda própria. O problema é que o público fica sem canais para expressar seus desejos e necessidades.

É justamente isto que começa a tornar-se a grande queixa da chamada sociedade civil e é aqui que se encontra o grande diferencial da uma TV de interesse social ou público.

Uma televisão publica deve obrigatoriamente ser independente, tanto em relação ao governo como em relação às empresas de comunicação social, porque só assim ela vai poder cumprir o seu papel.

...

Quem vai fazer esta televisão voltada para o cidadão e, principalmente, quem vai financia-la?

São duas perguntas cruciais..."
Postado por Carlos Castilho em 25/5/2007 às 12:42:07 AM

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Leave a comment

Sem trackbacks