MOBILE WEBTV LIVE BROADCAST BLOG SINCE 2006 : PUBLIC INFOS, WORKSHOPS & LECTURES [Asia, Brazil & Europe]

28nov/060

Manifeste-se Online versão 0.1

Esta é uma seção de manifestações online...

MANIFESTE-SE [todo mundo artista] é um projeto de intervenção urbana e tecnologia da comunicação que toma como referência as questões do comércio informal brasileiro e da comunicação em rede (blogs, videoblogs etc) e desta maneira transforma um carrinho de camelô em uma ilha audiovisual de manifestação pública, livre e independente, com transmissão ao vivo das ruas da cidade para a web: o direito à comunicação com total liberdade de expressão!

Este trabalho faz parte de nosso work in progress The Everydayness Manifesto, desenvolvido a partir de pesquisas sobre as flaneries do século XIX: “as ruas são a moradia coletiva. O coletivo é uma essência incansável e eternamente movediça; entre as fachadas dos edifícios, suporta (erlebt), experimenta (erfährt), aprende e sente tanto quanto indivíduos dentro da proteção de suas quatro paredes”, citando Walter Benjamin (1927-29), dos andares à deriva do século XX descritos pelos situacionistas (1956): “o caráter principalmente urbano da deriva, no contato com centros de possibilidades e de significações que são as grandes cidades” e de estudos que inter-relacionam a Sociedade da Vigilância à Sociedade do Espetáculo: “O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada por imagens” (Guy Debord, 1967)

“Os estudos dos efeitos passaram dos usos como funções para as funções dos usos, saltando portanto, da pergunta 'o que os mass media fazem com as pessoas?' para a pergunta 'o que as pessoas fazem com os mass media?' Assumindo que a audiência é tão ativa quanto os emissores das mensagens.” (Lúcia Santaella, 2001). A resposta neste atual momento em que vivemos é a World Wide Web como um local de reconhecimento videográfico (vide o YouTube nos últimos meses, um fenômeno do vídeo online responsável por mudanças comportamentais do ser urbano contemporâneo), dando voz a todos aqueles que possuem um mínimo de infra-estrutura para fazer parte deste “seleto” mundo da tecnologia digital: banda larga e equipamentos audiovisuais (diariamente 65 mil vídeos são postados e 100 milhões exibidos so mente no Youtube, o que representa 42,2% dos v ídeos assistidos na internet). Ou seja, em nossa contemporânea virada de século, temos não somente a televisão, mas também a internet (blogs, videoblogs e Youtube, dentre outros portais videográficos na rede) se tornando, como define Ivana Bentes, o "espaço público" de "mentes coletivas" por excelência em nossa sociedade, interligando indivíduos, cada qual a partir de sua auto-experiência cotidiana. (vídeo)

...MANIFESTE-SE [todo mundo artista]
(em breve estaremos disponibilizando aqui nosso blog audiovisual interativo)